Minicursos








DIA 19/08/2016 – PERÍODO NOTURNO (SALAS DE AULA E LABORATÓRIOS)
Minicursos (período integral com início às 19 h)

1) Estratégias Metodológicas e Avaliação dos Processos de Ensino Aprendizagem – Sala 12
Ministrante: Profª Esp. Patrícia Pereira da Silva

Resumo:
A finalidade dessa oficina é possibilitar elementos que se revelam didaticamente úteis para enfrentar a questão do “como” (em sentido genérico, a pergunta que responde ao tratamento metodológico) e a questão da avaliação, sua concepção, tipos e técnicas imprescindíveis a prática educativa. Tendo como objetivo discutir sobre estratégias metodológicas e avaliação dos processos de ensino aprendizagem à valorização das dimensões participativas, que atravessam as reflexões sugeridas pelos diversos autores em torno da temática. Abordando os seguintes tópicos:
-   Estratégias de ensino aprendizagem e algumas opções metodológicas
-   Conceitos, funções de avaliação
-   A avaliação do ensino e da aprendizagem
-   Avaliação contínua
-   Avaliação integradora
-   Critérios de avaliação e promoção
-   Tipos de avaliação
-   Técnicas e instrumentos para avaliação


2) Matemática básica, trigonometria, logaritmo e calculadora científica – Sala 13
Ministrante: Prof. Me. Thiago Beirigo Lopes

Resumo:
Oferecer meios para que os discentes da instituição tenham a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, agregando conhecimento a ser utilizado durante e após sua formação, garantindo participação em atividades extracurriculares como forma de consolidar sua formação profissional consistente.
Nesse sentido, nas aulas de conteúdos matemáticos identificamos que a dificuldade dos alunos no uso de calculadora como instrumento para resoluções de exercícios ou problemas não está no manuseio do instrumento em si, mas está no desconhecimento de conceitos básicos para efetuar tais cálculos. Não se pode acreditar que um aluno conseguirá calcular um seno de um ângulo dado se ele não tiver os conceitos de seno estabelecidos.
Portando o curso contemplará a utilização de questões práticas através de resolução de problemas e exercícios:
1.Operações aritméticas
2.Logaritmos
3.Trigonometria
Para participar do minicurso é necessário o uso de Calculadora Científica.


3) Dinamização das Aulas através dos Métodos de Ensino Aprendizagem – Sala 14
Ministrante: Profª Esp. Cristine Moraes dos Anjos

Resumo:
Procuraremos apresentar o ensino objetivando uma aprendizagem significativa segundo Ausubel, a seguir enfatizaremos a importância da utilização de metodologias que valorizam o conhecimento prévio dos alunos e posteriormente trabalharemos com os métodos de ensino (individualizados e predominantemente em grupos).


4) Materiais alternativos para o Ensino de Ciências – Laboratório de Microbiologia
Ministrante: Profª Ma. Ana Cláudia Tasinaffo Alves

Resumo:
Este minicurso, em continuidade ao realizado na III Semana Acadêmica das Ciências da Natureza trará atividades experimentais possíveis de serem desenvolvidas em aulas de Química para a Educação Básica além de abordagem dos conteúdos relacionados aos experimentos. Tem intuito de capacitar futuros professores para que estes possam explorar os conceitos envolvidos e as correlações dos fenômenos observados. A experimentação no ensino de química é essencial para o sucesso nos processos de ensino e aprendizagem, uma vez que estimulam o interesse dos alunos em sala de aula, promovendo assim no estudante, o espírito crítico, a curiosidade, a não aceitação de conhecimentos simplesmente transferidos. A falta de laboratórios equipados e, em muitos casos, de espaço físico apropriado, acaba por limitar a possibilidade de realização de aulas experimentais em grande parte das instituições de ensino. Entretanto, um laboratório não precisa ter equipamentos sofisticados, pode-se montar aparelhagens usando materiais acessíveis e baratos, que auxiliam na elaboração de uma aula prática, onde os conteúdos podem ser ensinados sem prejuízos em relação ao equipamento de laboratório.
Para participar do minicurso é necessário o uso de jaleco e calçados adequados.


5) Jogos no ensino de Física – Sala 15
Ministrantes: Prof. Me. Ismael Alves Junior e Prof. Esp. Agnaldo Borges

Resumo:
O minicurso será realizado no IFMT-Confresa e o grupo de trabalho conta com a participação de alunos bolsistas dos cursos de Licenciatura em Física e Biologia  juntamente com dois professores (Físicos) que coordenarão e executarão o minicurso durante o andamento da IV Semana Acadêmica..  O objetivo geral deste minicurso é desenvolver e aplicar jogos didáticos para reforçar os conteúdos ensinados pelo professor da disciplina de Física em sala de aula. Como objetivos específicos o jogo deverá despertar a criatividade, bem como a capacidade de trabalhar em grupo, melhorar a tomada de decisão e contribuir para o aumento da autoestima. A metodologia aplicada foi inicialmente procurar jogos que atendessem nossos objetivos. Depois estudamos alguns desses jogos e confeccionamos dominós, jogo da memória, cara-a-cara com os físicos e  um jogo original, Nos Caminhos da Física. O jogo didático desenvolvido atende os conteúdos da disciplina de Física, fenômenos naturais e não naturais que ocorrem no cotidiano e história da física. Concluímos que com a introdução do jogo didático em sala de aula, fica mais fácil envolver os alunos no processo de ensino-aprendizagem


6) Negro, educação, ações afirmativas e o Brasil pós Durban (2001) –  Sala 16
Ministrante: Prof. Me. Josadaque Martins Silva

Resumo:
O minicurso principiará com a exibição de Raça humana (40 min), direção de Dulce Queiroz, um documentário que problematiza a política de cotas raciais nas universidades, tendo como exemplo o processo seletivo da Universidade de Brasília – UnB, que adotou o sistema de cotas a partir de 2004. Em seguida, procurar-se-á expor certas direções para uma análise histórica sobre a implementação de ações afirmativas no contexto brasileiro, demonstrando que o mito da democracia racial foi o principal fator impeditivo, até 2001, para a formulação e efetividade de medidas antirracistas. Nesse sentido, a Terceira Conferência Mundial contra o Racismo (2001), organizada pela UNESCO e realizada em Durban, África do Sul, será um marco orientador das políticas multiculturais no Brasil, já que a Declaração de Durban insta os Estados a um efetivo compromisso na consolidação de políticas públicas e ações afirmativas para a eliminação de todas as formas de racismo. Assim, no Brasil pós Durban, teremos a concretização de certas propostas de ações afirmativas, como o decreto e a sanção das leis nº 10.639/03, 12.711/12 e 12.990/14, para viabilizar a igualdade de oportunidades e, por conseguinte, minorar a desigualdade racial e social enfrentada pela população negra. Por fim, evidenciaremos que a despeito dos avanços pós Durban, como a lei de cotas, o negro ainda enfrenta graves problemas no âmbito educacional tupiniquim.


DIA 20/08/2016 – PERÍODO VESPERTINO (SALAS DE AULA E LABORATÓRIOS)
Minicursos (período integral com início às 13 h)

7) Leitura em BRAILLE – Sala 12
Ministrantes: Profª Ma. Mara Maria Dutra e Enfermeira Aline de Oliveira Gonsalves

Resumo:
O minicurso tem como objetivo apresentar para profissionais e estudantes da área de educação símbolos da escrita e leitura através do código BRAILLE, tendo em vista que esse é um dos principais meios de comunicação das pessoas cegas. O foco do conteúdo será a escrita e a leitura BRAILLE, o minicurso está organizado de forma a contemplar uma apresentação sobre os principais aspectos históricos do código BRAILLE, seguida por “atividades práticas  de leitura e escrita em  BRAILLE”, ilustrado com material de apoio e instrumentos específicos para escrita, tais como reglete e punção.


8) Planilhas eletrônicas para comparar os sistemas de amortização SAC ou PRICE – Sala 13
Ministrantes: Profª Carla Daniele Mendes e Prof. Me. Thiago Beirigo Lopes

Resumo:
O ensino de matemática é sempre questionado quando à sua utilidade no cotidiano. A pergunta “Para que vou usar isso?” é uma constante nas aulas de dessa disciplina. Preparamos alunos para resolver exercícios de números complexos e, as vezes, deixamos esse mesmo aluno sem saber escolher racionalmente entre uma compra à vista ou à prazo. Caso seja uma compra à prazo com juros, qual sistema é mais vantajoso para suas necessidades? Podendo se fazer, inclusive, uma interdisciplinaridade trabalhando o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e sua forma de aplicação. Nesse sentido, elaboramos essa oficina de modo que os participantes entendam esses dois principais sistemas de amortização utilizados no sistema financeiro de nosso país. Proporemos através de situações problemas as resoluções por meio dos dois modelos, com o apoio pedagógico de planilhas eletrônicas e calculadoras. Por fim, esperamos como resultado, que os participantes sejam levados à optar pelo modelo de amortização SAC ou PRICE de forma racional, ou seja, que possam ver as vantagens e desvantagens de cada sistema de amortização e fazer a melhor escolha levando em consideração suas possibilidades.


9) Linguagem Matemática Para Estudo De Ciências – Sala 14
Ministrante: Profª Cristine Moraes dos Anjos

Resumo:
Com o objetivo de dinamizar a linguagem matemática, na maioria das vezes reservadas para o estudo dessa disciplina, apresentaremos de maneira simples e aplicada com exemplos de exercícios do currículo das graduações em ciências a linguagem através de símbolos matemáticos e lógico-matemáticos  com vistas a desenvolver nos discentes habilidades  de trabalhar com essa linguagem nas disciplinas de cálculos, em Ciências.


10) Qualidade da água e seus tratamentos para fins de abastecimento – Laboratório de Microbiologia
Ministrantes: Químico Saulo de Tarso e Prof. Dr. Francisco Edvan Rodrigues Gomes

Resumo:
Sabe-se da importância de se tratar a água destinada ao consumo humano, pois, é capaz de veicular grande quantidade de contaminantes físico-químicos e/ou biológicos, cujo consumo tem sido associado a diversos problemas de saúde. Assim, é necessário saber se a qualidade da água destinada ao consumo humano, responde as exigências da legislação. O conceito de qualidade da água relaciona-se a seu uso e características por ela apresentadas, determinadas pelas substâncias presentes. Seu padrão de potabilidade é composto por um conjunto de parâmetros que lhe confere qualidade própria para consumo humano. A potabilização das águas naturais para fins de abastecimento público tem como função precípua adequar a água bruta afluente à estação ao padrão de potabilidade vigente estabelecido pela Portaria 2.914, de 12 de Dezembro de 2011 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. O tratamento de água consiste na remoção de partículas suspensas e coloidais, matéria orgânica, microrganismos e outras substâncias suspensas possivelmente deletérias à saúde humana, porventura presente nas águas naturais. As tecnologias de tratamento das águas de abastecimento, na sua quase totalidade abarcam conjunto de processos e operações físico-químicos, como veremos no presente Mini Curso.
Para participar do minicurso é necessário o uso de jaleco e calçados adequados.


11) Jogos para o Ensino de Biologia – Sala 15
Ministrantes: Prof. Me. Ismael Alves Junior,  Prof. Esp. Janecleia e Prof. Dr. Pedro Martins de Sousa.

Resumo:
O minicurso será realizado no IFMT-Confresa e o grupo de trabalho conta com a participação de alunos bolsistas dos cursos de Licenciatura em Física e Biologia, juntamente com quatro professores que coordenarão e executarão o minicurso durante o andamento da IV Semana Acadêmica.  O objetivo geral deste minicurso é desenvolver e aplicar jogos didáticos para reforçar os conteúdos ensinados pelo professor da disciplina de Biologia em sala de aula. Como objetivos específicos o jogo deverá despertar a criatividade, bem como a capacidade de trabalhar em grupo, melhorar a tomada de decisão e contribuir para o aumento da autoestima. A metodologia aplicada foi inicialmente procurar jogos que atendessem nossos objetivos. Depois estudamos alguns desses jogos tais como dominós, jogo da memória, cara-a-cara com a célula e  criamos um jogo original em biologia para ser aplicado em sala de aula. O jogo didático desenvolvido atende os conteúdos da disciplina de Biologia, fenômenos naturais e não naturais que ocorrem no cotidiano e evolução da espécie. Concluímos que com a introdução do jogo didático em sala de aula, fica mais fácil envolver os alunos no processo de ensino-aprendizagem.

12) A questão do tempo: uma análise a partir da Física e da Filosofia – Sala 16
Ministrantes: Prof. Mestrando Franco Delfino e Prof. Me. Josadaque Silva

Resumo:
O minicurso tem por objetivo fomentar a discussão acerca da grandeza que, para a Física, é considerada como primitiva a partir da análise do filme Alice através do espelho, direcionada nas considerações das ciências naturais e das ciências humanas. Abordar-se-á temas como translado temporal, relatividade restrita e seus paradoxos, além da visão geral sobre o tempo na perspectiva de Agostinho de Hipona.
Não há a pretensão de conclusão sobre o tema, posto que o mesmo aborda questões cronológicas e psicológicas, além de filosóficas, observadas e analisadas por cientistas diferenciados e notáveis como Galileu e Einstein.