DIA
19/08/2016 – PERÍODO NOTURNO (SALAS DE AULA E LABORATÓRIOS)
Minicursos (período integral com início às
19 h)
1) Estratégias
Metodológicas e Avaliação dos Processos de Ensino Aprendizagem – Sala 12
Ministrante: Profª Esp. Patrícia
Pereira da Silva
Resumo:
A finalidade
dessa oficina é possibilitar elementos que se revelam didaticamente úteis para
enfrentar a questão do “como” (em sentido genérico, a pergunta que responde ao
tratamento metodológico) e a questão da avaliação, sua concepção, tipos e
técnicas imprescindíveis a prática educativa. Tendo como objetivo discutir
sobre estratégias metodológicas e avaliação dos processos de ensino
aprendizagem à valorização das dimensões participativas, que atravessam as
reflexões sugeridas pelos diversos autores em torno da temática. Abordando os
seguintes tópicos:
- Estratégias
de ensino aprendizagem e algumas opções metodológicas
- Conceitos,
funções de avaliação
- A
avaliação do ensino e da aprendizagem
- Avaliação
contínua
- Avaliação
integradora
- Critérios
de avaliação e promoção
- Tipos
de avaliação
- Técnicas
e instrumentos para avaliação
2)
Matemática básica, trigonometria, logaritmo e calculadora científica – Sala 13
Ministrante: Prof. Me. Thiago
Beirigo Lopes
Resumo:
Oferecer meios para que os discentes
da instituição tenham a oportunidade de complementar sua formação acadêmica,
agregando conhecimento a ser utilizado durante e após sua formação, garantindo
participação em atividades extracurriculares como forma de consolidar sua
formação profissional consistente.
Nesse sentido, nas aulas de
conteúdos matemáticos identificamos que a dificuldade dos alunos no uso de
calculadora como instrumento para resoluções de exercícios ou problemas não
está no manuseio do instrumento em si, mas está no desconhecimento de conceitos
básicos para efetuar tais cálculos. Não se pode acreditar que um aluno
conseguirá calcular um seno de um ângulo dado se ele não tiver os conceitos de
seno estabelecidos.
Portando o curso contemplará
a utilização de questões práticas através de resolução de problemas e
exercícios:
1.Operações aritméticas
2.Logaritmos
3.Trigonometria
Para
participar do minicurso é necessário o uso de Calculadora Científica.
3)
Dinamização das Aulas através dos Métodos de Ensino Aprendizagem – Sala 14
Ministrante: Profª Esp. Cristine
Moraes dos Anjos
Resumo:
Procuraremos apresentar o ensino objetivando uma
aprendizagem significativa segundo Ausubel, a seguir enfatizaremos a
importância da utilização de metodologias que valorizam o conhecimento prévio
dos alunos e posteriormente trabalharemos com os métodos de ensino
(individualizados e predominantemente em grupos).
4) Materiais alternativos para o
Ensino de Ciências – Laboratório de Microbiologia
Ministrante: Profª Ma. Ana Cláudia
Tasinaffo Alves
Resumo:
Este minicurso, em continuidade ao realizado na III
Semana Acadêmica das Ciências da Natureza trará atividades experimentais
possíveis de serem desenvolvidas em aulas de Química para a Educação Básica
além de abordagem dos conteúdos relacionados aos experimentos. Tem intuito de
capacitar futuros professores para que estes possam explorar os conceitos
envolvidos e as correlações dos fenômenos observados. A experimentação no
ensino de química é essencial para o sucesso nos processos de ensino e
aprendizagem, uma vez que estimulam o interesse dos alunos em sala de aula,
promovendo assim no estudante, o espírito crítico, a curiosidade, a não
aceitação de conhecimentos simplesmente transferidos. A falta de laboratórios
equipados e, em muitos casos, de espaço físico apropriado, acaba por limitar a
possibilidade de realização de aulas experimentais em grande parte das
instituições de ensino. Entretanto, um laboratório não precisa ter equipamentos
sofisticados, pode-se montar aparelhagens usando materiais acessíveis e
baratos, que auxiliam na elaboração de uma aula prática, onde os conteúdos
podem ser ensinados sem prejuízos em relação ao equipamento de laboratório.
Para
participar do minicurso é necessário o uso de jaleco e calçados adequados.
5) Jogos no ensino de Física – Sala
15
Ministrantes: Prof. Me. Ismael Alves
Junior e Prof. Esp. Agnaldo Borges
Resumo:
O minicurso será realizado no IFMT-Confresa e o grupo
de trabalho conta com a participação de alunos bolsistas dos cursos de
Licenciatura em Física e Biologia juntamente
com dois professores (Físicos) que coordenarão e executarão o minicurso durante
o andamento da IV Semana Acadêmica.. O
objetivo geral deste minicurso é desenvolver e aplicar jogos didáticos para
reforçar os conteúdos ensinados pelo professor da disciplina de Física em sala
de aula. Como objetivos específicos o jogo deverá despertar a criatividade, bem
como a capacidade de trabalhar em grupo, melhorar a tomada de decisão e
contribuir para o aumento da autoestima. A metodologia aplicada foi
inicialmente procurar jogos que atendessem nossos objetivos. Depois estudamos
alguns desses jogos e confeccionamos dominós, jogo da memória, cara-a-cara com
os físicos e um jogo original, Nos
Caminhos da Física. O jogo didático desenvolvido atende os conteúdos da
disciplina de Física, fenômenos naturais e não naturais que ocorrem no
cotidiano e história da física. Concluímos que com a introdução do jogo
didático em sala de aula, fica mais fácil envolver os alunos no processo de
ensino-aprendizagem
6) Negro,
educação, ações afirmativas e o Brasil pós Durban (2001) – Sala 16
Ministrante: Prof. Me. Josadaque
Martins Silva
Resumo:
O minicurso principiará com a exibição de Raça humana
(40 min), direção de Dulce Queiroz, um documentário que problematiza a política
de cotas raciais nas universidades, tendo como exemplo o processo seletivo da
Universidade de Brasília – UnB, que adotou o sistema de cotas a partir de 2004.
Em seguida, procurar-se-á expor certas direções para uma análise histórica
sobre a implementação de ações afirmativas no contexto brasileiro, demonstrando
que o mito da democracia racial foi o principal fator impeditivo, até 2001, para
a formulação e efetividade de medidas antirracistas. Nesse sentido, a Terceira
Conferência Mundial contra o Racismo (2001), organizada pela UNESCO e realizada
em Durban, África do Sul, será um marco orientador das políticas multiculturais
no Brasil, já que a Declaração de Durban insta os Estados a um efetivo
compromisso na consolidação de políticas públicas e ações afirmativas para a
eliminação de todas as formas de racismo. Assim, no Brasil pós Durban, teremos
a concretização de certas propostas de ações afirmativas, como o decreto e a
sanção das leis nº 10.639/03, 12.711/12 e 12.990/14, para viabilizar a
igualdade de oportunidades e, por conseguinte, minorar a desigualdade racial e
social enfrentada pela população negra. Por fim, evidenciaremos que a despeito
dos avanços pós Durban, como a lei de cotas, o negro ainda enfrenta graves
problemas no âmbito educacional tupiniquim.
DIA
20/08/2016 – PERÍODO VESPERTINO (SALAS DE AULA E LABORATÓRIOS)
Minicursos (período integral com início às
13 h)
7) Leitura em BRAILLE – Sala 12
Ministrantes: Profª Ma. Mara Maria
Dutra e Enfermeira Aline de Oliveira Gonsalves
Resumo:
O minicurso tem como objetivo apresentar para
profissionais e estudantes da área de educação símbolos da escrita e leitura
através do código BRAILLE, tendo em vista que esse é um dos principais meios de
comunicação das pessoas cegas. O foco do conteúdo será a escrita e a leitura BRAILLE,
o minicurso está organizado de forma a contemplar uma apresentação sobre os
principais aspectos históricos do código BRAILLE, seguida por “atividades práticas de leitura e escrita em BRAILLE”, ilustrado com material de apoio
e instrumentos específicos para escrita, tais como reglete e punção.
8)
Planilhas eletrônicas para comparar os sistemas de amortização SAC ou PRICE –
Sala 13
Ministrantes: Profª Carla Daniele
Mendes e Prof. Me. Thiago Beirigo Lopes
Resumo:
O ensino de matemática é
sempre questionado quando à sua utilidade no cotidiano. A pergunta “Para que
vou usar isso?” é uma constante nas aulas de dessa disciplina. Preparamos
alunos para resolver exercícios de números complexos e, as vezes, deixamos esse
mesmo aluno sem saber escolher racionalmente entre uma compra à vista ou à
prazo. Caso seja uma compra à prazo com juros, qual sistema é mais vantajoso
para suas necessidades? Podendo se fazer, inclusive, uma interdisciplinaridade
trabalhando o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e sua forma de
aplicação. Nesse sentido, elaboramos essa oficina de modo que os participantes
entendam esses dois principais sistemas de amortização utilizados no sistema
financeiro de nosso país. Proporemos através de situações problemas as
resoluções por meio dos dois modelos, com o apoio pedagógico de planilhas
eletrônicas e calculadoras. Por fim, esperamos como resultado, que os
participantes sejam levados à optar pelo modelo de amortização SAC ou PRICE de
forma racional, ou seja, que possam ver as vantagens e desvantagens de cada
sistema de amortização e fazer a melhor escolha levando em consideração suas
possibilidades.
9) Linguagem Matemática Para Estudo
De Ciências – Sala 14
Ministrante: Profª Cristine Moraes
dos Anjos
Resumo:
Com o objetivo de dinamizar a linguagem matemática, na
maioria das vezes reservadas para o estudo dessa disciplina, apresentaremos de
maneira simples e aplicada com exemplos de exercícios do currículo das
graduações em ciências a linguagem através de símbolos matemáticos e
lógico-matemáticos com vistas a
desenvolver nos discentes habilidades de
trabalhar com essa linguagem nas disciplinas de cálculos, em Ciências.
10)
Qualidade da água e seus tratamentos para fins de abastecimento – Laboratório
de Microbiologia
Ministrantes: Químico Saulo de Tarso
e Prof. Dr. Francisco Edvan Rodrigues Gomes
Resumo:
Sabe-se da importância de se tratar a água destinada ao
consumo humano, pois, é capaz de veicular grande quantidade de contaminantes
físico-químicos e/ou biológicos, cujo consumo tem sido associado a diversos
problemas de saúde. Assim, é necessário saber se a qualidade da água destinada
ao consumo humano, responde as exigências da legislação. O conceito de
qualidade da água relaciona-se a seu uso e características por ela
apresentadas, determinadas pelas substâncias presentes. Seu padrão de
potabilidade é composto por um conjunto de parâmetros que lhe confere qualidade
própria para consumo humano. A potabilização das águas naturais para fins de
abastecimento público tem como função precípua adequar a água bruta afluente à
estação ao padrão de potabilidade vigente estabelecido pela Portaria 2.914, de
12 de Dezembro de 2011 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os
procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo
humano e seu padrão de potabilidade. O tratamento de água consiste na remoção
de partículas suspensas e coloidais, matéria orgânica, microrganismos e outras
substâncias suspensas possivelmente deletérias à saúde humana, porventura
presente nas águas naturais. As tecnologias de tratamento das águas de
abastecimento, na sua quase totalidade abarcam conjunto de processos e
operações físico-químicos, como veremos no presente Mini Curso.
Para
participar do minicurso é necessário o uso de jaleco e calçados adequados.
11) Jogos para o Ensino de Biologia
– Sala 15
Ministrantes: Prof. Me. Ismael Alves
Junior, Prof. Esp. Janecleia e Prof. Dr.
Pedro Martins de Sousa.
Resumo:
O minicurso será realizado no IFMT-Confresa e o grupo
de trabalho conta com a participação de alunos bolsistas dos cursos de
Licenciatura em Física e Biologia, juntamente com quatro professores que
coordenarão e executarão o minicurso durante o andamento da IV Semana
Acadêmica. O objetivo geral deste
minicurso é desenvolver e aplicar jogos didáticos para reforçar os conteúdos
ensinados pelo professor da disciplina de Biologia em sala de aula. Como
objetivos específicos o jogo deverá despertar a criatividade, bem como a
capacidade de trabalhar em grupo, melhorar a tomada de decisão e contribuir
para o aumento da autoestima. A metodologia aplicada foi inicialmente procurar
jogos que atendessem nossos objetivos. Depois estudamos alguns desses jogos
tais como dominós, jogo da memória, cara-a-cara com a célula e criamos um jogo original em biologia para ser
aplicado em sala de aula. O jogo didático desenvolvido atende os conteúdos da
disciplina de Biologia, fenômenos naturais e não naturais que ocorrem no
cotidiano e evolução da espécie. Concluímos que com a introdução do jogo
didático em sala de aula, fica mais fácil envolver os alunos no processo de
ensino-aprendizagem.
12) A
questão do tempo: uma análise a partir da Física e da Filosofia – Sala 16
Ministrantes: Prof. Mestrando Franco
Delfino e Prof. Me. Josadaque Silva
Resumo:
O minicurso tem por objetivo fomentar a discussão
acerca da grandeza que, para a Física, é considerada como primitiva a partir da
análise do filme Alice através do espelho, direcionada nas considerações das
ciências naturais e das ciências humanas. Abordar-se-á temas como translado
temporal, relatividade restrita e seus paradoxos, além da visão geral sobre o
tempo na perspectiva de Agostinho de Hipona.
Não há a pretensão de conclusão sobre o tema, posto que
o mesmo aborda questões cronológicas e psicológicas, além de filosóficas,
observadas e analisadas por cientistas diferenciados e notáveis como Galileu e
Einstein.